Esfera Cristã LogoEsfera Cristã

Garoto mexicano de nove anos estuda química na universidade

Garoto mexicano de nove anos estuda química na universidade

sexta, 21 de agosto de 2015

Apenas um pequeno garoto de 9 anos chamado Carlos Santamaría Díaz e já cursa o terceiro módulo de química na Unam (Universidade Nacional Autônoma do México).

Ele demonstrou interesse pela matéria aos cinco anos e aprendeu a ler aos três anos de idade.

Carlos sempre foi avançado na escola. Os pais perceberam isso quando notaram que ele sempre acabava desenhando ou normindo nas disciplinas. "Ele aprendeu a tabela periódica em algumas semanas".

Durante uma viagem a Valência, uma província na Espanha, eles conheceram uma professora que foi chefe do laboratório local da cidade de Alboraya. Ela disse aos pais que Carlos tinha uma mente de cientista e por esse motivo perdia o interesse pela escola.

Sabendo disso o pai decidiu inscrevê-lo na Unam. O garoto foi entrevistado pelo doutor Eduardo Rodriguez san Miguel, que aceitou o menino após apenas 15 minutos. "Fiquei impressionado. Perguntei aspectos genéricos para ver do que ele era capaz. Não é que seja um gênio que sabe tudo, mas ele foca muito no que gosta", contou o pesquisador.

Carlos foi retirado pelos pais da escola tradicional e começará a estudar o quarto ano do ensino fundamental por meio de um programa da Espanha. 50% da nota virá de exercícios trimestrais e o restante será analisado por meio de avaliação na embaixada espanhola. Assim, ele poderá continuar a graduação na Unam.

O pai pensa em colocá-lo num curso do Instituto Nacional para Educação de Adultos, para que ele conclua os demais anos escolares.