Esfera Cristã LogoEsfera Cristã

Muro vai separar cristãos de igrejas em Belém

Muro vai separar cristãos de igrejas em Belém

sexta, 28 de agosto de 2015

O Ministério da Defesa de Israel está construindo um muro em Beit Jala, próximo a Belém. O intuito da construção é separar cristãos no vale palestino de Cremisan.

Mesmo após a tentativa das comunidades cristãs de impedir a obra, um pedido feito por eles foi negado pela justiça e as obras foram retomadas a dez dias.

Uma denúncia feita por um padre chamado Ibrahim Shomali, da Igreja da Anunciação de Bet-Jalla, diz que Israel tirou suas escavadeiras, e o exército começou a arrancar oliveiras milenares para construir o muro. "É uma tragédia para a natureza, uma tragédia para a comunidade cristã e uma tragédia para o povo palestindo da região de Belém" disse Shomali.

Em um projeto de dez anos, o muro vem sendo construido sempre com as tentativas de impedimento pelos moradores de Bet-Jalla. A obra chegou a ser barrada pela Suprema Corte, mas no mês passado a renovação da decisão não foi feita e muitos trabalhadores foram enviados pelo Ministério da Defesa para dar continuidade no projeto de separação.

Oliveiras de mais de 1.500 anos foram arrancadas, e vem gerando um impacto histórico e ecológico na região, que é a mais verde do distrito de Belém.

Veja Também